sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A ira é prejudicial


1 - Não devemos deixar a ira prejudicar as nossas orações -I Tm. 2;8 -  Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.
2 - A ira é moradora do íntimo dos tolos - (Ec.7;9) - Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos.
3 - A ira não produz o que é bom – Pv. 14;17 - O que se indigna à toa fará doidices, e o homem de maus intentos será odiado.
4 - A ira tem uma relação muita estreita com o orgulho – Pv. 21;24 - O soberbo e presumido, zombador é o seu nome, trata com indignação e soberba.
5 - A ira está ligada a desavenças e contendas – Pv.  21;19 É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça.  Pv. 29;22 - O homem irascível levanta contendas; e o furioso multiplica as transgressões. Pv.  30;33 - Porque o mexer do leite produz manteiga, o espremer do nariz produz sangue; assim o forçar da ira produz contenda.   
Sabendo que a ira é pecaminosa. Qual deve ser nosso procedimento? Vejamos alguns conselhos:
1º – Conselho – Procure agir com sabedoria – Pv. 29;8 - Os homens escarnecedores alvoroçam a cidade, mas os sábios desviam a ira.
2º – Conselho – Seja lento em irar-se – Tg. 1;19 - Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
3º – Conselho – Evitemos os iracundos – Pv. 22;24 - Não sejas companheiro do homem briguento nem andes com o colérico,
5º - Conselho – Cuidado com sua maneira de falar – Pv.15;1  - A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.
Conclusão: Deixa à ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal.(Sl.37;8).